Vocês devem ter ouvido falar do patch para o kernel Linux que faria milagres no desempenho da máquina.
Pouco tempo passou até que descobrissem uma forma de obter “os mesmos” resultados sem que fosse necessário recompilar o kernel. Veja aqui!
Pois é, eu fiz um teste em um computador para saber qual a real melhora no desempenho do sistema operacional.
Fiz vários screenshots durante todo o processo.
Logo após iniciar o computador, obtive a seguinte:
Feito isso, utilizei a biblioteca matemática do Linux para calcular as primeiras 5000 casas decimais do pi através do comando no terminal:
time echo "scale=5000; 4*a(1)" | bc -l
Enquanto o valor era calculado, obtive outra screenshot:
O resultado do pi foi:
Ainda em tempo, é importante mostrar a configuração do computador utilizado para critério de comparação. Para isto entrei no terminal e utilizei o comando: cat /proc/cpuinfo.
O resultado foi:
processor : 0
Feito isso, realizei as alterações demonstradas aqui e que fariam as mudanças radicais mencionadas anteriormente. Reiniciei a máquina, mesmo sabendo que não há necessidade, preferi fazê-lo a fim de que os resultados fosse obtidos nas mesmas condições.
Abaixo as screenshots:
Se olharem com atenção, verão que o código utilizado não usa threads, ou seja, ele utiliza apenas um núcleo para realizar o cálculo das casas decimais do pi. Certamente em um código mais elaborado, o resultado será diferente, mas nesse experimento foi verificada uma melhora de ~1 segundo.
Real: 0m01.013s – Tempo real utilizado entre a chamada e o término da função.
User: 0m00.816s – Tempo total de utilização da CPU pelo usuário.
Sys:0m00.000s – Tempo de CPU do sistema.
Resumindo, houve uma melhora no desempenho do computador. Entretanto, nada muito notável no que tange à cálculos matemáticos.
Em breve farei esse mesmo experimento no meu computador Core2Quad, com Ubuntu 10.04. E utilizarei mais casas decimais, assim o computador será mais exigido.
É válido lembrar que foram realizadas mais duas amostras do cálculo do pi para cada estado, a diferença entre os tempos gastos pelos cálculos manteve-se sempre constante. Ou seja, a melhora é real.
Agradeço a visita e espero que tenham gostado. Quaisquer dúvidas, deixe um comentário.
Abraços!
Deixe uma resposta