Olá amigos!
O plugin do Java está passando por um momento complicado. Há várias notÃcias de que ele não é seguro e alguns navegadores estão deixando-o desabilitado por padrão.
Quando você tenta conectar em algum sÃtio em que o plugin é necessário (como o Banco do Brasil), ele deve ser habilitado na hora da utilização. E, segundo Murphy, é nesta hora que se descobre que o plugin está desatualizado.
Há muitas formas de atualizar o Java, vou apresentar uma delas.
1) Vá até o sÃtio oficial do Java e baixe o arquivo compactado (tar.gz) a versão correspondente à arquitetura da sua instalação do Ubuntu. Ou seja, 32 ou 64 bits. Na atual versão, o arquivo de 32 bits chama jre-7u13-linux-i586.tar.gz e o de 64 bits jre-7u13-linux-x64.tar.gz.
2) Após a finalização do download, descompacte o arquivo, pode ser em qualquer lugar, inclusive na pasta atual. Por questão de organização, eu prefiro descompactar o arquivo na pasta /usr/java. Assim, sei que quando precisar trocar a versão é só navegar até esta pasta, excluir a versão anterior e copiar a nova versão.
Para descompactar a pasta, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção Extrair aqui.
3) Feito isto, será preciso criar um atalho dinâmico entre o Firefox e o plugin do Java. é bem simples. Você deve abrir um terminal, se não sabe como, clique aqui. Se estiver utilizando Ubuntu, deve navegar até a pasta de plugins do Firefox.
cd /usr/lib/mozilla/plugins/
Agora é só criar o atalho com o comando ln. No meu caso, ficaria:
sudo ln -s /usr/java/jre1.7.0_13/lib/amd64/libnpjp2.so
Mas é importante mencionar alguns detalhes.
– O conteúdo após o -s do comando faz referência à localização da pasta descompactada no item 2. Ou seja, se você a descompactou na pasta de Downloads, o caminho seria algo como:
/home/usuario/Downloads/jre1.7.0_13/lib/amd64/libnpjp2.so
– Se a sua instalação do Linux for 32 bits, o plugin estará em uma pasta diferente dentro da pasta descompactada no item 2. Ao invés de jre1.7.0_13/lib/amd64, ele estará em jre1.7.0_13/lib/x86.
– É necessário reiniciar o Firefox.
– Quando entrar na página, caso o plugin não funcione imediatamente, tecle Ctrl + F5 para atualizar a página limpando alguns dados do navegador.
Lembre-se de desativar o Java após o uso. Evitando problemas de segurança até que as falhas de segurança sejam resolvidas.
Para isto, deve-se encontrar no Firefox o menu Ferramentas -> Complementos -> Plugins. Aà é só clicar em Desativar no plugin do Java.
Quaisquer dúvidas, poste nos comentários.
Espero que o post ajude.
Vida longa e próspera!
Deixe uma resposta