O velho problema do plugin do Java no Firefox do Linux

Olá amigos!

 

O plugin do Java está passando por um momento complicado. Há várias notícias de que ele não é seguro e alguns navegadores estão deixando-o desabilitado por padrão.

 

Quando você tenta conectar em algum sítio em que o plugin é necessário (como o Banco do Brasil),  ele deve ser habilitado na hora da utilização. E, segundo Murphy, é nesta hora que se descobre que o plugin está desatualizado.

 

Há muitas formas de atualizar o Java, vou apresentar uma delas.

 

1) Vá até o sítio oficial do Java e baixe o arquivo compactado (tar.gz) a versão correspondente à arquitetura da sua instalação do Ubuntu. Ou seja, 32 ou 64 bits. Na atual versão, o arquivo de 32 bits chama jre-7u13-linux-i586.tar.gz e o de 64 bits jre-7u13-linux-x64.tar.gz.

 

2) Após a finalização do download, descompacte o arquivo, pode ser em qualquer lugar, inclusive na pasta atual. Por questão de organização, eu prefiro descompactar o arquivo na pasta /usr/java. Assim, sei que quando precisar trocar a versão é só navegar até esta pasta, excluir a versão anterior e copiar a nova versão.

 

Para descompactar a pasta, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção Extrair aqui.

 

3) Feito isto, será preciso criar um atalho dinâmico entre o Firefox e o plugin do Java. é bem simples. Você deve abrir um terminal, se não sabe como, clique aqui. Se estiver utilizando Ubuntu, deve navegar até a pasta de plugins do Firefox.

 

cd /usr/lib/mozilla/plugins/

 

Agora é só criar o atalho com o comando ln. No meu caso, ficaria:

 

sudo ln -s /usr/java/jre1.7.0_13/lib/amd64/libnpjp2.so

 

Mas é importante mencionar alguns detalhes.

 

– O conteúdo após o -s do comando faz referência à localização da pasta descompactada no item 2. Ou seja, se você a descompactou na pasta de Downloads, o caminho seria algo como:

 

/home/usuario/Downloads/jre1.7.0_13/lib/amd64/libnpjp2.so

 

– Se a sua instalação do Linux for 32 bits, o plugin estará em uma pasta diferente dentro da pasta descompactada no item 2. Ao invés de jre1.7.0_13/lib/amd64, ele estará em jre1.7.0_13/lib/x86.

 

– É necessário reiniciar o Firefox.

 

– Quando entrar na página, caso o plugin não funcione imediatamente, tecle Ctrl + F5 para atualizar a página limpando alguns dados do navegador.

 

Lembre-se de desativar o Java após o uso. Evitando problemas de segurança até que as falhas de segurança sejam resolvidas.

 

Para isto, deve-se encontrar no Firefox o menu Ferramentas -> Complementos -> Plugins. Aí é só clicar em Desativar no plugin do Java.

 

Quaisquer dúvidas, poste nos comentários.

 

Espero que o post ajude.

 

Vida longa e próspera!

Publicado em Software Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*